quarta-feira, 9 de abril de 2008

Balão Intragástrico - O que é...

O balão intragástrico é um tratamento da obesidade que utiliza uma protese de silicone na forma de um balão que é colocado por endóscopia no estômago do obeso.

Esse balão é colocado vazio por via endoscópica(1) e depois inflado(2) com soro fisológico e um corante (azul de metileno) . O balão ocupa espaço no estômago (3) e dá ao obeso a sensação de saciedade com a ingestão de pequenas quantidades de alimentos atingindo assim a perda de peso desejável.

Esta é uma técnica temporária e é obrigatório retirar ou substituir o balão por via endoscópica após 6 meses, pois o mesmo aos poucos vai sendo corroído pelos ácidos estomacais.

A técnica do balão é indicada para obesos com IMC entre 35 e 40 que não conseguiram obter sucesso com outro método, e para super obesos, que necessitam perder peso antes da cirurgia de obesidade a fim de reduzir os riscos cirurgicos.

Embora a colocação de um balão seja um procedimento pouco invasivo, ele não é isento de riscos. A sedação ou anestesia necessárias para a colocação ou retirada do balão tem alguns riscos (reações alérgicas, arritmias cardiacas, complicações respiratórias ect..). Vómitos e desconforto na região do estômago são efeitos comuns, mas tendem a desaparecer, e que podem ser atenuados com medicação.

Para ser possivel detectar o vazamento do balão, ele é insuflado com um corante que provoca alteração na cor das fezes e urina. Caso aconteça o vazamento terá que ser retirado o balão de imediato.

O balão intragástrico é uma medida utilizada como auxiliar na cirurgia de obesidade.Esta é uma tecnica não cirurgica e deve ser sempre acompanhada de uma reeducação alimentar, pois o obeso tende a engordar todo o peso perdido depois de retirado o balão, se não tiver alterado a sua alimentação durante esses 6 meses.

Nenhum comentário: