sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Perguntas e repostas

Mandei umas perguntas para meu médico (qu é maravilhoso e respondeu a tudo que perguntei. Espero q ajude a quem tem dúvidas no pós-operatório.

Sobre o incômodo q sinto (que parece comum soco na boca do estômago), enjoôs, e a coceira na cicatriz
A sensação de "soco" é que você exige da cicatriz ao deitar e levantar e isso incomoda no início, mas depois acaba. Para melhorar a coceira, você pode passar um creme chamado "Omcilon AM creme" sobre a incisão 2X\dia. Fique vigiando a possibilçidade de seroma, mas não quer dizer que vai ter. A questão de eructações e\ou vômitos está ligada ao fato de comer rápido ou engolir sem mastigar bem, ou ainda, tomar líquidos com volume aumentado (grandes goles). O seu enjôo, pode ser pela falta de sono, ou mesmo um intolerância inicial da dieta. Também, não é raro, um enjôo devidos aos gases anestésicos.

Sobre o sono irregular após a cirurgia
O seu sono irregular deve-se ao seu estress, já anterior. O fato de ter mudado a sua rotina, já é um fator predisponente para alterações do sono.

Sobre a perda de peso
A perda de peso é progressiva e você perde mais peso ou mais rápido se cumprir rigorosamente a dieta prescrita e seus horários, isto é, se comer, emagrece! Bom, né?

Sobre a técnica usada em minha cirurgia
A técnica usada foi Fobi-Capella sem anel. O estômago fica com um volume inicial de 30-50 ml, mas pode aumentar na redução do edema cirúrgico. É feito um desvio do intestino delgado. O estômago é ligado diretamente ao Jejuno e o Duodeno está isolado, isto é, o que você come, agora já vai direto para o intestino encurtando a distância do mesmo, fazendo a digestão mais rápida, uma disabsorção dos alimentos, que é o que se propõe para a perda de peso.

O estômago excluido fica dentro do seu abdome. Nada é retirado, apenas é excluido e o jejuno é desviado em forma de um "Y". Se você não respeitar o volume preconizado, pode ocorrer uma dilatação do seu estômago, mas nunca volta ao volume inicial.

Sexo no pós-operatório
Permitido, se for de ladinho. Deixe o normal pra depois de alguns dias (+-15 dias). A cicatrização interna é mais segura após 20 dias de operada.

Considerações finais
Mantenha a calma,faça tudo bem devagar, caminhe em casa, fale somente o necessário, coma devagar e mastigue bem

3 comentários:

disse...

Oi Alê!
Parabéns pela cirurgia!
Eu quero saber o seguinte: A cirurgia foi feita por vídeo? Foi em qual cidade e hospital? Quanto tempo de internação até a alta?Como foi feito o contato com a clinica e o médico? Vc tinha referência, foi indicada por alguém? E não menos importante. Em quanto ficou a cirurgia? Uma pessoa que trabalha comigo fez pela unimed, no hospital de Itaperuna.Ela tá gostando muito do resultado, mas diz que não faria de novo porque o pós operatório foi muito dolorido, e hoje depois de mais ou menos oito meses seus cabelos já não são os mesmos caem muuuuito;Tenho interesse em fazer a cirurgia mas não sei se terei o dinheiro.
Boa Sorte!!! Bjim!!!

Alê (em breve, magra) disse...

Minha cirurgia foi feita sem vídeo, mas o Dr. Rogério é fera e fez um corte pequeno q já está cicatrizado. Forma só 16 pontos.

Fiz em Cachoeiro do Itapemirim, na Santa Casa com o Dr. Rogério Glória e sua equipe. Eu não o conhecia pessoalmente, mas ele foi muito bem indicado. Mandei para ele o exames todos por e-mail, tinhamos contato semanal, através da Patrícia, sua secretária maravilhosa.

Tenho plano com a Unimed, mas como não tinha indicação, ou seja, não era gorda o bastante (meu IMC era 32), o plano não pagaria e eu fiz particular. Tudo foi 12 mil. E valeu cada centavo suado.

Meu pós operatório foi suuuuuuuper relax, eu só sentia como se tivesse levado um soco na boca do estômago. Foram 5 horas na sala de cirurgia e dois dias depois eu estava viajando duas horas de carrio de Cachoeiro para Vitória e pegando um avião pelo Rio, dolorida, mas bem normal. Voltei ao trabalho eatos 10 dias depois da cirurgia, porque tive de aproveitar o Carnaval. Todo dizem 15 dias a um mês para voltar a trabalhar, mas nomeu caso, que trabalho sentada no computador, sem carregar peso, etc, foi tudo muito relax. A única coisa é seguir à risca a dietinha aonde vc for e levar líquido (Garorade, por exemplo)toda vez que sair. Isso só nos primeiros 15 dias, porque depois vc começa acomer com espaços maiores de tempo e já não precisa mais.

Sugiro q vc guarde cada centavo q puder até ter dinheiro,faça um emprestimo, sei lá, porq essa é sua vida. Ou vc terá de engordar, pro plano bancar, mas isso eu não indico a ninguém, porque vc terá mais peso a perder.

Ramon disse...

Alê!!
Bom dia!!

Estou ficando enjoado so com o cheiro de comida!! Acordo com um pouco de enjoo!! E vc tem muito enjoo?